quarta-feira, 29 de maio de 2013

Projeto Atitude Positiva

No dia 24 de maio a nossa escola foi contemplada com a apresentação teatral do projeto Atitude Positiva, após o espetáculo os alunos tiveram espaço para perguntar e expor suas opiniões sobre o assunto. 






Esse projeto foi criado com o objetivo de esclarecer, ensinar e criar uma atitude consciente quanto a necessidade de uma atitude preventiva para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, e para isso a Secretária Municipal de Educação (SME) e a FIRJAN consideraram que a melhor forma de fazer isso seria por meio de um espetáculo teatral.



Para saber mais sobre o projeto, acesse o blog da Extensividade/SME

sexta-feira, 24 de maio de 2013

"A caminho da Escola"

Você já pensou nos perigos e cuidados que temos que tomar quando estamos atravessando as ruas? Pensando nisso a CET-RIO  ligado a Prefeitura do Rio de Janeiro criou o projeto "A caminho da Escola", com uma apresentação teatral com toda a escola  e após  atividades em sala com as turmas 1302 e 1402.  Esse projeto busca reforçar uma atitude mais segura das crianças e adolescentes no trajeto casa-escola-casa. 

Nossa escola foi contemplada com essa atividade e foi um grande sucesso.
Um momento de atividade com a turma 1402. 




Vale lembrar que a maioria dos nossos alunos atravessam diversas ruas movimentadas do caminho de casa para a escola. Por isso, toda atenção e cuidado se faz necessário dia-a-dia das famílias.



Alunos monitores da Sala de Leitura

Nossa sala de leitura conta com alguns alunos-monitores, eles ficam co-responsáveis quanto ao empréstimo, movimentação de livros, atividades do cineclube e proposição de atividades de vídeo animação. 

Essas atividades de monitoria para os alunos, além de colaborar com as atividades de sala de leitura, ajudam no fortalecimento da relação dos alunos com a Sala de Leitura, colabora com uma atitude dos alunos mais autônoma e protagonista.

Monitores da Sala de Leitura:
Lucas 
Victória 
Moisés 
Priscila 
Bruno  
Ruthlene  
Andrielly

(Os alunos organizando a estante de livro infantis)

Monitores das atividades de vídeo 
Alison 
Andressa 
Bruno 
Victória 
Moisés 
Larissa 
Wallace


(Apoio na atividade de vídeo animação)

Monitores Cine Clube
Bruno 
Andressa 
Moisés

Os monitores são divididos em dois grupos:
um pequeno grupo participa das atividades no contra turno escolar, esse encontro acontece as segundas e quarta feiras;

o outro grupo participa no momento do recreio.


No inicio das atividades, eles aguardavam que as atividades fossem passadas para eles mas agora com a maior experiência eles já observam o que esta precisando e fazem sem precisar de alguém falando o que deve fazer.

Vale lembrar que essa é uma atividade aberta a todos os alunos e é opcional.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia das Mães







Na semana de 13 à 17 de maio aconteceram várias homenagens às mães. As turmas e suas professoras organizaram homenagens e lembranças para as pessoas mais importantes na vida de nossos alunos.






Professora Eliane de inglês e turma 1201 declamando em inglês para as mães

turma 1101 ensaiando

turma 1101 apresentando homenagem para as mães.

apresentação turma 1101 - professora Isabel


Mães da turma 1101 assistindo a homenagem.





Mais educação em apresentação - coordenadora Luana

cartaz EI 21 - professora Léa

homenagem do EI - professora Ana Paula

EI - professora Ana Paula


EI - professora Ana Paula e Professora Roberta de Artes



Detalhe do cartaz

Detalhe do cartaz

Apresentação da Educação Infantil

Diversas turmas fizeram belas mensagens e cartões para homenagear as mães.


E as turmas do quarto ano, além de fazerem mensagens em homenagem às mães, também pintaram as toalhinhas para poderem dar de presente.
    
 4º ano professora Luciana

turma 1402 - professora Luciana

presente das mães - 4º ano

Pano de prato - 4º ano


Parabéns às professoras e alunos por prorpocionarem momentos tão emocionantes para as mães e familiares.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reunião de pais e assinatura de boletim

 No dia 11 de maio, sábado, aconteceu a reunião com os pais dos alunos da nossa unidade escolar. Foi um ótimo momento para a direção e professores exporem as atividades que foram realizadas nos últimos meses.  
 Como é comum na nossa escola, os pais compareceram em peso para participar desse momento importante na vida escolar dos alunos.
 E ainda tiveram a oportunidade de ver uma peça elaborada pelos alunos do projeto "mais educação".

 Depois de assinarem os boletins e conversarem com os professores as mães receberem um "mimo", uma lembrança e homenagem pelo dia das mães. 


Produção Autônoma - AnimaMundi

Nossa escola foi selecionada para a etapa de produção autônoma do Anima Escola. A inscrição do projeto foi realizada pelo professor Cristiano que utilizou as discussões dos centros de estudos (com os professores Flávio de artes, Maxwel de geografia e Paulo Luna de história)  para elaborar a proposta de trabalho.

O projeto selecionado teve como base o Projeto Politico Pedagógico da escola, que trata da Cidade do Rio como uma cidade anfitriã e as mudanças que ela tem passado para atender aos grandes eventos que acontecerão nos próximos anos. Somando-se a isso, abordaremos com os alunos a História e a Cultura Afro Brasileira.

A proposta de trabalhar com a Lei 10639 foi uma demanda dos professores nos centros de estudos e com o intuito de realizar essa atividade de forma mais integrada e interdisciplinar, tiveram a sala de leitura como parceira para discutir. A ideia dos professores é costurar as ações e os objetivos das suas disciplinas, onde cada um trabalhara as especificidades de cada matéria e os pontos em comuns.

Então, para somar com a proposta dos professores, Cristiano Cardoso da sala de leitura, decidiu ingressar nessa atividade com a proposta da produção de vídeo animação, acreditando que na construção dos vídeos os alunos terão oportunidade de refletir, discutir e aprofundar nas analises sobre as atividades realizadas em sala de aula.

Link para o site do AnimaMundi 


Essa atividade possibilita aos alunos conhecerem novas formas de narrativas e uma atitude de protagonismo na produção do seu conhecimento e tudo isso com o apoio material do AnimaMundi.
No mês de outubro os vídeos deverão ser apresentados na Feira de Ciência e Cultura da nossa Unidade Escolar e em novembro entregaremos o material ao AnimaMundi.

sábado, 11 de maio de 2013

Escola de Pais (Maio)

No dia 4 de maio aconteceu mais um encontro com os pais das turmas de Educação Infantil. A "Escola de Pais" serviu para fortalecer os laços de confiança entre os funcionários da escola e os responsáveis e teve como pauta:

Importância da participação da família com um trecho do filme Rei Leão e discussão;  

Conversa sobre "pessoas de bem" que foi levantado pelos próprios pais na reunião anterior;

A participação dos responsáveis na formação do cidadão;

Uma Dinâmica na qual os pais fizeram mensagens para os filhos;

Atitudes para a criação de jovens felizes;

Informes gerais;

Levantamento dos temas que os responsáveis gostariam de ver no próximo encontro.


Aproveitando os temas levantados no ultimo encontro, foi realizada uma dinâmica na qual os pais citaram o que as crianças precisam para ser pessoas de bem.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Volpi

A professora Roberta, de artes, trabalhou o artista plástico Volpi com as turmas da casa da alfabetização e do primário carioca- abaixo apresentamos alguns trabalhos realizados pelos alunos no horário da aula. 
  



Volpi nasceu na Itália e veio antes de completar dois anos, um autodidata, tinha seu estilo próprio e foi considerado um dos principais artistas plásticos brasileiros.
Para saber sobre Volpi ou clique aqui

domingo, 5 de maio de 2013

O lugar onde vivo

Quando o professor Maxwel, de geografia, começou a explicar a apropriação do homem sobre a natureza, a turma 1601 teve a ideia de criar maquetes sobre esse assunto. 


 Então o professor solicitou que os alunos pesquisassem sobre a apropriação das pessoas no lugar onde elas viviam e as suas principais implicações.



Segundo o professor essa atividade teve como pressuposto estimular os alunos perceberem as diversas formas de relações do individuo com o espaço, as relações sociedade-natureza e suas implicações positivas e negativas.



Todos os alunos da turma se envolveram com a confecção dos trabalhos e depois cada grupo teve que explicar para os amigos e para o professor as suas maquetes.

Parabéns para a turma 1601 e ao professor Maxwel.